A verdade dos enunciados

To-Understand-Recursion-First-You-Have-to-Understand-Recursion_39683-lA tese da subdeterminação de Pierre Duhem defende que para qualquer teoria que dê conta das nossas experiências, haverá sempre outra, possivelmente incompatível, que igualmente dá conta das mesmas experiências. Esta tese provém da ideia de que as previsões feitas por uma teoria são consequências da conjunção dos enunciados dessa mesma teoria mais um conjunto de hipóteses auxiliares. Assim, se a previsão for verdadeira, não podemos saber exactamente que parte da conjunção é confirmada; do mesmo do modo, se for falsa, não podemos saber exactamente quais enunciados são falsos.

A subdeterminação surge justamente porque é sempre possível alterar alguns enunciados da teoria ou rejeitar algumas hipóteses auxiliares de modo a serem compatíveis com as nossas experiências. Aqui entra outra ideia defendida por Duhem, o instrumentalismo sintático não-eliminativo, nele o objectivo da ciência não é fornecer explicações da realidade observável. É antes, fornecer um modelo, que organize e classifique as nossas experiências. A razão disso é que explicar um fenômeno envolve sempre o apelo à realidade por trás dos fenômenos, algo que está fora do alcance do nosso poder de observação.

Os enunciados teóricos, sobre o inobservável, como não podem ser confirmados pela experiência, têm um papel instrumental, são convenientes para a construção dum modelo. O instrumentalismo é não-eliminativo porque rejeita a ideia de que poderíamos eliminar os enunciados teóricos fazendo-se paráfrases apenas com termos observáveis. Tudo o que importa numa teoria é a sua adequação empírica, a verdade dos enunciados observáveis.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s