Foram os gazes

displayNos submarinos ingleses e americanos da II Guerra Mundial a canalização esgotava para um tanque, nos alemães descarregava directamente para o mar, assim as casas de banho apenas podiam ser despejadas  à tona, uma vez submergido a pressão externa inundaria o submarino. Claro que a canalização interna dos marinheiros nunca respeitou tais constrangimentos e por todo o lado, nos submarinos, haviam baldes e latas com “Não Entornar” escrito à espera serem despejados.

A tripulação do U-1206  que zarpou do porto norueguês de Kristiansand 6 de Abril de 1945 para a sua primeira missão no Mar do Norte dividia um espaço acanhado com duas casas-de-banho, uma encostada à cozinha, era usada como despensa, logo apenas a outra casa-de-banho funcionava como tal. Este submarino já trazia instalada uma sanita de alta pressão, mas como o manual de instruções era complicado e nem todos os marinheiros tinham sido treinados, havia nomeado um especialista em “puxar o autoclismo”. Logo na primeira semana o U-1206 navegava a 8 milhas da costa da Escócia, a 60 metros de profundidade ia o Capitão Schlitt sentado no “trono”, em vez de chamar o especialista, tentou ele mesmo puxar o autoclismo seguindo as instruções, correu mal. Chamou o especialista e voltou a correr mal, quando deram por ela tinham abertas a válvulas externa e interna e submarino a encher-se de água.

Como se isso não bastasse a água salgada inundou a casa das máquinas e reagiu com o ácido das baterias dos motores eléctricos, começando a libertar gás cloridrico que se espalhou pelo submarino, não dando outra hipótese ao Capitão Schlitt senão vir à tona apanhar ar. Se pelo cheiro ou avistados, foram rapidamente capturados pelos Aliados, fazendo do U-1206 o único vaso (naval) a ser apanhado com as calças na mão.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s