Porque era desigual e injusto

delfinUm pedaço de prosa deliciosa roubada à Helena do “2 Dedos de Conversa” «(…)Yossi Ghinsberg regressou à selva para agradecer ao seu salvador e lhe dar algum dinheiro, mas Lazaro disse que não precisava daquele dinheiro para nada, porque nem sabia o que fazer com ele. Então Yossi deu-lhe comida, e um motor para um barco. Assim nasceu a exploração turística daquela parte da bacia amazónica. Hoje em dia Rurrenabaque tem um pequeno aeroporto e inúmeras agências de viagens que exploram circuitos na selva (parque nacional Madidi) e na região alagada da Pampa.

Dois dos seus filhos, Faizar e Mogli, são guias turísticos. O Faizar estava com um grupo de turistas na nossa lodge. Quando viu um ajudante de cozinha a brandir uma folha comprida à frente do Pedro, para este abrir a boca e mostrar com quantos dentes se faz um caimão, ralhou muito zangado: “Não o incomodes! É um animal!”

O Einar contou-nos que há cerca de dez anos o pai de Feizar estava a mostrar ao um grupo de turistas uma anaconda que descobrira, e estes insistiram com ele para que lhe pegasse – “tu és da selva, podes tocar-lhe”. Ele tocou, e a anaconda enrolou-se logo à sua volta. Expirava e inspirava, e de cada vez apertava um pouco mais. Os turistas faziam fotografias muito satisfeitos, pensando que tudo aquilo fazia parte do show. Quando o Einar chegou ao local, o Lazaro já estava roxo. “Vocês são parvos, ou quê?!”, gritou ele aos turistas, e começou a desenrolar a cobra. Os outros ajudaram, e juntos conseguiram salvar o Lazaro, que ainda só tinha duas costelas partidas. Nunca mais conseguiu respirar sem dores.
– E porque não mataste a cobra, Einar?, perguntou um do nosso grupo.
– Porque era desigual e injusto: dezasseis contra um, e fomos nós que invadimos o território dela.(…)»

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s