Sabedoria chinesa

Zhao Wenhua, morreu desonrado em 1557, foi um alto oficial chinês do final do dinastia Ming. A sua biografia conta que Zhao obteve seu jin shi em 1529, enquanto trabalhava na Secretaria de Transmissões e foi promovido ao Gabinete de Obras Públicas.

Quando piratas provocaram o pânico no sudeste da China, Zhao enviou sete propostas, cada uma com um plano para lidar com a ameaça pirata. A primeira pedia a realização de um ritual de sacrifício para os deuses do mar, noutras propôs a distribuição de ajuda para os habitantes da região e várias operações militares, na última proposta pedia permissão para voltar à corte. Zhao alcançou o seu posto mais alto como ministro do Gabinete de Obras Públicas e regente do príncipe.

Durante as batalhas contra os piratas ganhou fama devido a várias investidas militares bem sucedidas. Depois de voltar para a capital viveu de forma extravagante, causando descontentamento ao imperador, que acabou tirar Zhao do posto e enviou o seu filho para uma guarnição numa fronteira remota. Também se descobriu que Zhao desviou grandes quantias de dinheiro público. Morreu um homem desonrado.

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s