Superstições alemãs

A história da família Fugger é uma história de sucesso sem precedentes na Renascença. começaram como tecelões na segunda metade do séc.XIV. A família evoluiu de artesãos para comerciantes, bancários e nobres de sucesso, culminando em Jakob Fugger , o Rico e Anton Fugger. Talvez que tenham sido as pessoas mais ricas do seu tempo, ainda que os negócios da família estivessem quase falidos devido a empréstimos aos Habsburgos na década de 1560.

No primeiro dia da Primeira Guerra Mundial, o Reichsbank, como todos os outros bancos centrais das nações beligerantes, suspendeu a conversão de moeda em ouro para impedir que as suas reservas se esgotassem. Como os impostos são sempre impopulares, o governo alemão preferiu pedir emprestado ao Reichsbank, que passou a comprar a maior parte dos títulos do Tesouro. Assim, uma percentagem crescente da dívida do governo foi parar nos cofres do Banco Central e um montante equivalente de moeda acabou como dinheiro vivo nas ruas. No fim da guerra, a quantidade de dinheiro em circulação tinha quadruplicado e os preços subido 140%. Cinco anos depois, em Dezembro de 1923, o Reichsbank já tinha emitido 496,5 quintilhões de marcos(15 zeros), fazendo com que cada nota valesse um trilionésimo(12 zeros) do que valia em ouro de 1914. Há data um dólar americano cotava-se a 4,2 trilhões de marcos.

Knocking on the Stammtisch, when greeting your German drinking buddies, instead of waving, you should knock on the table. According to legend, this is because the Stammtisch, the regulars’ table in the tavern, was traditionally made of oak. Since the devil is unable to touch oak, considered a holy tree, knocking on it proved you weren’t the devil. It always makes for a nicer evening if your friends don’t consider you a disguised demon.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s