Polonia Restituta

«(…) um tal Costa, verdadeiro pato bravo metido na diplomacia, vergonha da classe, que comia à mesa com os cotovelos funcionando como guindastes e sorvia a sopa com ruídos dignos de Zoo. Certa vez, em Tânger, caiu num pequeno lago no decurso de uma recepção. Passaram a chamar-lhe “o Costa do lago”. Anos depois, encontrava-se de férias na Costa da Caparica. Não tinha telefone, pelo que os recados lhe eram dados pelo merceeiro da esquina. Estava o Costa do lago de pijama, quando lhe apareceu o merceeiro dizendo que o Professor Salazar o chamava ao telefone. Correu porta fora e foi interceptado por um polícia, que não acreditando que um homem de pijama corria para a mercearia para receber um telefonema de Salazar, lhe deu voz de prisão. Passou o Costa do lago a ser conhecido no Ministério por “o Costa da Caparica”.

(…)A vulgarização da atribuição da ordem Polonia Restituta, que logo foi crismada de Polónia Prostituta, por ninguém a querer receber. Por vezes, uma medalha mancha uma casaca. Um dos galardoados, um tal Oliveira, inimigo figadal do então Secretário-Geral do MNE, Teixeira de Samapayo, foi maliciosamente presenteado com tamanha vulgaridade. Em frente de Salazar e Teixeira de Sampayo, a criatura não se conteve e disse: “senhor Secretário-Geral, meta a medalha pelo c… acima”. Abandonando a sala, o Secretário Geral ficou encabulado e Salazar, então Ministro dos Negócios estrangeiros, escangalhou-se de riso.», in Diplomacia Doce e Amarga.

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e pela influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de nós; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”, Ayn Rand.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s