Ainda sobre o marialvismo

D. António Luís de Meneses, 3º Conde de Cantanhede, nasceu no final do século XVI. Participou na conjura contra os espanhóis, ajudou a tomar de assalto o Paço da Ribeira a 1 de Dezembro de 1640 para expulsar a Duquesa de Mântua. Nesse mesmo dia, após a aclamação de D. João IV, o Conde foi nomeado coronel das tropas restauradoras.

Em Coimbra aregimentou com 1660 homens, bravos nos confrontos com os espanhóis ao longo da raia. A regente D. Luisa de Gusmão solicitou que fossse em socorro de Elvas, cercada pelo exército espanhol comandado pelo general Luis Mendez de Haro. A 14 de Janeiro de 1659 deu-se a batalha das linhas de Elvas, durante a qual o Conde de Cantanhede e os seus homens esmagaram. Por este feito glorioso, D. António Luís de Meneses foi agraciado com o título de Marquês de Marialva. Quando o bastardo de Felipe IV, D. João de Áustria tomou Évora, o Marquês volta a combater no Alentejo, consegue recuperar a cidade de Évora com o Conde de Vila Flor e um exército de voluntários, entra pela Extremadura espanhola e conquista Valência de Alcântara. Em Junho de 1665, dirigia-se para Vila Viçosa, então sitiada pelos espanhóis, à sua espera estavam as tropas do general Caracena. E uma das maiores batalhas da nossa história, deu-se no dia 17, perto de Borba, num lugar chamado Montes Claros. O Marquês de Marialva e o Conde de Schomberg infligem uma pesada derrota ao inimigo que, com o moral destroçado, se vê forçado a solicitar a paz.

Dom António Luís de Meneses viria ainda a ser um dos principais negociadores do tratado entre Portugal e Espanha, assinado a 13 de Fevereiro de 1668, que pôs termo aos 28 anos da guerra da restauração. O Libertador da Pátria morreu a 16 de Agosto de 1675, com quase 80 anos. O corpo foi sepultado em Cantanhede mas o coração ficou no convento de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, que o próprio Marquês mandara edificar em acção de graças à vitória de Montes Claros.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s