Os 55 marialvas

Não existe aqui no burgo um código de honra ao género do Bushido, que instile nos seus ideais de leadade, sacríficio, persistência e honra. Aqui é mais a malta ajuntasse e logo se vê no que dá, por isso em vez de 47 ronins tivemos um grupo de marialvas, 40 conjurados prepararam o golpe ao qual mais tarde uma arroba de gente para varrer os beiços dos Habsburgos desta terra.

«Os burgueses estavam muito desiludidos e empobrecidos com os ataques aos (…) portugueses (…). Os nobres descontentes viam os seus cargos ocupados (…), tinham perdido privilégios, eram obrigados a alistar-se (…) e a suportar todas as despesas. Também eles empobreciam e era quase sempre desvalorizada a sua qualidade ou capacidade! A corte estava em (…) e mesmo a principal gestão da governação (…) de Portugal, que era obrigatoriamente exigida de ser realizada “in loco”, era entregue a nobres (…) não portugueses. Estes últimos viram-se afastados da vida da corte e acabaram por se retirar para a província, onde viviam nos seus palácios ou casas senhoriais, para poderem sobreviver com alguma dignidade imposta pela sua classe social. Portugal, na prática, era como se fosse uma província (…) governada de longe. Os que ali viviam eram obrigados a pagar impostos que ajudavam a custear as despesas do império (…) que também já estava em declínio.» Retirei alguns elementos só para mais actual.

Como é dia de enxonfrar los fariseus cá vai : “Numa povoação pequena, mesmo junto à fronteira entre Portugal e Espanha, a Igreja fica cheia para a missa das 10h, quase não se conseguia respirar de tanta gente.
– Irmãos… Estamos aqui reunidos hoje, para falar do momento mais importante da vida de Cristo: a Santa Ceia
Jesus, naquele momento, disse aos apóstolos :
-Esta noite, um de vocês vai-me trair.
Então João pergunta:
-Mestre, sou eu?
E Jesus responde:
-Não, João, não serás tu.
Pedro pergunta:
-Mestre, sou eu?
E Cristo responde:
-Não, Pedro, não serás tu.
Então Judas pergunta:
¿Mestre, soy Yo?”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s