Koninginnedag

É o dia em que cada holandês se transforma num bacamarte de carregar pela boca, come e bebe o dia inteiro. Principalmente bebe! Tudo  começa com a noite da rainha. A rapaziada sai toda à rua para uma noite de folia, a meio da noite, já entornados, as poucas portas abertas são dos bares, das ‘lojas de café’ e as de tatuagens e piercings, estas últimas com as filas mais longas.

A manhã de Sábado acorda pacata com as ruas repletas dos despojos da noite anterior, nos parques, praças e nalgumas ruas da cidade, as famílias poem à venda os artigos vintage que tem lá por casa, as crianças vendem os seus brinquedos menos usados e mostram os seus talentos para todos, é vê-los a tocar violino, violoncelo ou saxofone mesmo que sejam simples escalas. Parte do dinheiro é doado para instituições de caridade de ajuda a crianças. A cidade acorda e as ruas enchem-se, pelos canais navegam barcos de todos os feitios, com famílias a churrascar, mini-discotecas ambulantes e ainda bandas de jazz aquáticas. O álcool retorna e a loucura também(nunca na vida vi tanto beijo lesbiano), com concertos, DJs e festas a cada porta. E quando a loucura toma contornos mais dramáticos, há sempre a policia a cavalo para acalmar os animos mais desordeiros.

Antes do sol se pôr começaram as operacoes de limpeza. O Domingo acordou ressacado, de laranjinhas tisnados nas esplanadas ao sol, em busca do descanso reencontrado. Diz-se da festa na Quinta da Atalaia que “não há como esta” mas depois deste fim-de-semana descobri outra sem par. É toda uma cidade, todo um país, na rua a celebrar o aniversário da rainha “laranja”.

Advertisements

2 thoughts on “Koninginnedag

  1. Ehehehe… estava à espera de ler que no dia seguinte havia mais corpos tatuados e mais piercings colocados…
    :D :D :D

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s